Clonagem substitui sementes na plantação de eucalipto

O eucalipto possui mais de 800 espécies e é nativo da Austrália. Poucas espécies apresentaram bom desenvolvimento como os Eucalyptus grandis (da Austrália) e o Eucalyptus urophylla (do Timor). Para gerar uma semente híbrida que concilia crescimento e resistência ao mesmo tempo o processo é realizado por meio de brotos tratados com hormônio para gerar clones com a mesma qualidade da árvore matriz.

O filho, ou seja, a clonagem é extraída da rebrotagem do cruzamento, mas alguns se desenvolvem e são mantidos em laboratórios.  A plantação por sementes é resultado do cruzamento das melhores espécies, que cresce e gera novas sementes que serão plantadas posteriormente.

A plantação por sementes possui menor custo, porém, demora muito mais tempo para apresentar resultados satisfatórios. Quando se trabalha com clonagem os resultados são rápidos e muito satisfatórios graças aos avanços tecnológicos. Os clones se adaptam com facilidade em qualquer região e em diversos solos e climas. Plantas clonadas atingem o ponto de corte com sete anos enquanto as de sementes podem chegar a 20 anos.

 

O manejo nos viveiros clonais colabora para a produção de mudas sadias. Saiba mais.

Fonte: Folha do Litoral

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.