Alagoas receberá novo investimento voltado para a cultura de eucalipto

Durante muitos anos houve um predomínio das plantações de cana-de-açúcar em Alagoas. Entretanto, uma nova opção tem se tornado cada vez mais visível: a cultura do eucalipto, que já pode ser observada nas regiões de encostas, em plantações densas e de forma expressiva no Estado.

Sendo assim, a árvore pode se tornar em pouco tempo uma alternativa econômica na região, sobretudo por conta das crescentes demandas de celulose em todo o Brasil e no exterior. 

Em virtude disso, muitos investidores já perceberam o potencial da região para a silvicultura, voltada principalmente para a geração de energia. Um exemplo delas é a empresa Duratex, que já conta com uma área de aproximadamente 6 mil hectares de eucalipto plantados. A produção deverá ganhar um grande investimento em 2019, quando a entidade erguerá a sua unidade produtiva de painéis de MDF e MDP próxima ao local.

Tanto para os coordenadores da empresa quanto para o governo do Estado, as expectativas são as melhores possíveis, por se tratar de um produto renovável, sustentável e que irá atender a diversos propósitos energéticos. Para eles, o novo investimento deverá gerar empregos e arrecadação, além de impulsionar as exportações do setor.

De acordo com um estudo da Universidade de Viçosa (MG), as projeções de crescimento do eucalipto em Alagoas são maiores do que a média brasileira, já que o estado possui clima e solo altamente favoráveis ao cultivo de eucaliptos.

 

Entenda mais sobre o uso do eucalipto e veja as oportunidades que envolvem essa madeira. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Economia e Planejamento

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.