Maior produtividade e melhor qualidade são garantidos ao eucalipto graças a clonagem

O setor florestal tem apresentado grandes avanços em relação à melhora da produtividade e a qualidade do eucalipto plantado. Hoje a produção alcança 45m³ na maioria das florestas plantadas. Estes números são alcançados graças a evolução do melhoramento genético, em especial a clonagem.

A clonagem é de extrema importância para produção de florestas, pois, faz com que ocorra a homogeneidade das plantas, melhorando a qualidade da madeira para os diversos fins a serem utilizadas. Além de aumentar a resistência à seca, e aos ataques das principais doenças, graças à genética das plantas superiores. Para ser clonada a planta deve apresentar características únicas e que as diferenciem das demais, por exemplo, tamanho, resistência e outros.

Essa técnica apresenta várias vantagens como: facilidade de manejo, diminuição de pragas e doenças, melhora a produtividade, aumentando o retorno financeiro. Para iniciar um plantio e obter sucesso é necessário considerar as mais adaptáveis para a região a ser implementada, além de ser necessário o acompanhamento de um profissional durante todo o processo que vai desde a escolha dos clones ao corte da árvore.

O custo das plantas é um pouco mais elevado, porém, em relação ao resultado final do plantio, o valor é insignificativo, tornando um investimento sem dúvida lucrativo. Para o bom manejo é importante a escolha correta das mudas, o plantio de forma adequada e a fertilização, cuidados necessários com o solo, além de ser importante avaliar o mercado consumidor.

 

Aprenda mais sobre as técnicas de manejo dos viveiros de mudas clonais. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Economia e Planejamento

Genética e Melhoramento

Máquinas e Implementos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Vídeos

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.