Embrapa evita entrada expressiva de pragas agrícolas no Brasil

Um estudo recente realizado pela Embrapa revelou que em 36 anos de ações de controle diversos da entidade, foi possível evitar que 75 tipos de pragas agrícolas entrassem no Brasil. O histórico inclui programas contra insetos, ácaros, fungos, bactérias, vírus, considerados exóticos.

No entanto, no ano 2000, a entrada de apenas uma praga exótica no país, a lagarta Helicoverpa armigera, causou enormes danos e prejuízos aos produtores de todo o país e ao governo, cerca de 1,7 bilhão de dólares.

A pesquisa, publicada na revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), revela ainda que a maioria das pragas que conseguiram entrar no país encontrou caminho via mudas e estacas.

Enquanto isso, sementes como trigo, arroz e feijão, houve menor contaminação, fato que revelou ser esta a forma mais segura de intercambio internacional de culturas agrícolas.

A pesquisa será repassa ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que apresentará estas informações durante o seminário “Ciência & Tecnologia no enfrentamento de ameaças sanitárias à agropecuária brasileira”, a ser realizado pela Embrapa ainda neste ano.

 

Veja algumas técnicas de defensivos na área. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Doenças e Pragas

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.