Indústria de árvores plantadas: fonte de matéria prima e proteção da biodiversidade

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade representativa das empresas da cadeia produtiva de árvores plantadas, chegou ao mês de setembro, comemorando importantes datas em prol do meio ambiente, como o Dia da Árvore (21/09) e o Dia em defesa da fauna (22/09).

O setor atingiu a expressiva marca de 13,23 milhões de hectares de árvores plantadas, incluindo as plantadas para finalidades industriais e de conservação, o que representa uma considerável contribuição para a proteção dos ecossistemas, biodiversidade da fauna e flora brasileira além da diminuição dos impactos das mudanças climáticas, através da remoção de CO2. Isso, além de representar conquistas em prol do desenvolvimento econômico. 

Além disso, o segmento se destaca por ajudar a manter mais de 5,4 milhões de hectares protegidos, através das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs).

O restante, ou seja, os outros 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, possuem uma importância crucial no desenvolvimento econômico brasileiro, através da produção de itens essenciais para todos nós, como papel, móveis, medicamentos, dentre muitos outros.

Desta forma, os desafios se impõem para que no futuro possamos contar com as matérias primas de primeira necessidade, sendo que isso passa necessariamente pelas florestas plantadas.

 

Veja as vantagens que o uso dessas madeiras proporciona no dia a dia. Clique aqui.

Fonte: Celulose Online

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.