Como combater formigas cortadeiras em cultivos de eucalipto

Um dos grandes gargalos das culturas de eucalipto e que vem tirando o sono de muitos silvicultores está, sem dúvida, relacionado às pragas. E dentre deste problema se insere as formigas cortadeiras, considerada uma das piores do gênero, que abrange quase duas mil espécies.

Embora as formigas exerçam funções importantes no meio ambiente, tais como a incorporação de nutrientes no solo e como predadoras de outras pragas, elas também trazem muitos transtornos econômicos, inviabilizando muitas vezes produções inteiras de madeiras.

Entretanto, existem caminhos para combatê-la, por meio de técnicas e produtos especiais.

O uso de produtos químicos é o caminho mais eficaz, sendo importante que sejam aplicados nas colônias e trilhas por onde estes insetos transitam, além do uso de iscas específicas.

Há ainda vários tipos destes produtos, seja por meio de pó seco, fumaça tóxica, bem como equipamentos certos para este combate.

Mas atenção: esta aplicação necessita de um rígido procedimento técnico, com os equipamentos sendo manipulados por um profissional experiente, com roupas e protetores especiais para que não ocorra o risco de contaminação.

Sobre o melhor produto a ser usado, bem como o momento certo e a frequência, somente um engenheiro florestal estará habilitado a escolher, dependendo de cada caso.
 

A aplicação de defensivos é a melhor solução para combater essas pragas que causam sérios prejuízos para as plantações. Saiba mais.
 
Fonte: Revista Globo Rural

Doenças e Pragas

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.