O potencial expansivo da produção de eucalipto no Brasil

O Eucalipto tem sua origem na Austrália, chegando atualmente a mais de 600 espécies. No Brasil, a árvore chegou na segunda metade do século XIX, com o objetivo de contribuir para a construção das linhas férreas do país, a qual se encontrava em franca expansão.

Desde então o produto vem desempenhando um papel importante para o país, fornecendo madeira para a construção civil, produção de celulose, dentre outros.

Atualmente as florestas plantadas de eucalipto estão em cerca de 4,8 milhões de hectares no país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF).

No campo econômico, o produto vem puxando os expressivos resultados do setor e da balança comercial brasileira.

Somente entre 2002 e 2003, por exemplo, a celulose, papel e produtos oriundos da madeira acumularam exportações de US$ 5,1 bilhões, gerando empregos diretos e indiretos. Estimativas apontam que o número de pessoas envolvidas no setor chegue atualmente a mais de 500 mil pessoas.   

O setor gera, em termos tributários, a arrecadação anual de US$ 4,6 bilhões em impostos.

Destaque ainda para o importante papel ambiental, especialmente no sequestro de carbono e contra os impactos das mudanças climáticas, além de contribuir na substituição de madeiras nobres para as diversas indústrias.

É um setor, portanto, em expansão e que demandará nos próximos anos uma ampliação do número de profissionais qualificados e com especializações na área.

 

Saiba mais sobre as oportunidades que o eucalipto engloba no mercado. Clique aqui.

Fonte: Administradores.com

Máquinas e Implementos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.