Fertilizante inteligente cria vantagens econômicas e ambientais

Um fertilizante que tem o tamanho de um grão de arroz, desenvolvido por meio da nanotecnologia e de liberação controlada é a esperança dos pesquisadores para diminuir a perda por volatilização e lixiviação. Este é um dos maiores problemas que ocorrem durante a aplicação de nutrientes na lavoura, ocasionando a perda de 50% dos fertilizantes utilizados pelo agricultor brasileiro na lavoura. O novo fertilizante inteligente volatiliza menos se comparado à ureia convencional utilizada hoje. Ele ainda ajuda na redução de gases do efeito e pode servir como suplemento animal para aumento da digestibilidade de forragens.

O novo produto foi testado em laboratório e em campo e encontra-se pronto para ser passado à iniciativa privada, que vai ajustar as etapas de produção em escala e comercialização. O produto foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação (SP) em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (SP). Ele foi criado para permitir um controle do tempo de liberação do nutriente e a inclusão de outros compostos na sua estrutura, inclusive outros tipos de fertilizantes além da ureia.

Os fertilizantes são responsáveis por 25% a 40% do custo variável dos sistemas de produção agrícolas do País e isso é causado, principalmente, pela perda de muitos nutrientes aplicados via fertilizantes. Sendo assim, evitar a perda do insumo além de gerar vantagens ambientais usando temperaturas próximas das naturais e com baixo teor de humidade, também traz ganhos financeiros. O produto também deve ter um custo relativamente baixo, por utilizar uma matéria-prima muito disponível em território nacional.

 

O uso de defensivos nas culturas auxilia no desenvolvimento da produção, evitando perdas desnecessárias. Clique e confira.

Fonte: Grupo Cultivar

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.