Entenda porque plantar eucalipto é um bom negócio

Não é segredo a insatisfação de agricultores e pecuaristas das mais diversas regiões do país com alguns modelos convencionais de produção, com preços que muitas vezes se tornam inviáveis e também com as intempéries que acontecem com frequência. É nesse sentido que o cultivo de eucalipto se torna atrativo e uma boa alternativa como complemento de renda. Um dos motivos é simples: essa espécie tem elasticidade de adaptação em qualquer região do Brasil.  

Mas para que o plantio do eucalipto se torne um bom negócio é necessário planejamento. Existem espécies indicadas para determinado tipo de solo, clima e até mesmo para a finalidade que sua madeira terá. Existem vários tipos de clones e sementes disponíveis no mercado, e estas informações vem de empresas, institutos de pesquisa, universidades, etc., que atuam como suporte nessas etapas.  

Com o planejamento correto, haverá rendimentos a curto, médio e longo prazo. Como uma empresa rural, com a introdução do eucalipto, a curto prazo podemos citar rendimentos com a agricultura e pecuária. A médio prazo tem a colheita de sementes ou frutos das árvores, corte da madeira, além de contribuir para o bem-estar animal, para a ciclagem dos nutrientes, produtividade e umidade. A longo prazo, o uso da madeira com alto valor para diversas finalidades, possibilitado pelo corte raso das árvores.

Do eucalipto podem ser extraídos diversos produtos, desde as folhas até sua fibra. As folhas são usadas para a extração de óleos que são usados em produtos de limpeza, perfumes, remédios e alimentícios, por exemplo. Da casca é extraído um composto usado no curtimento do couro. O tronco oferece madeira para diversos objetos e também é utilizado como lenha em algumas regiões. Já a fibra é utilizada como matéria-prima para a fabricação de papel e celulose. Além disso, seu uso está aumentando cada vez mais pelo ramo da construção civil.

Plantar eucalipto é altamente rentável e a procura por produtos florestais só tem crescido. Dependendo do manejo, finalidade e região, os rendimentos podem variar de R$1.500 até R$4.000 por hectare ao ano. Economicamente falando, as florestas de eucalipto representam um mercado que é responsável por 4% do PIB nacional, tendo como principais segmentos: o papeleiro, o energético e o moveleiro.

O profissional ou até mesmo o produtor ao iniciar seu investimento na cultura de eucalipto, deve observar e se planejar dentro de todas as oportunidades que a madeira proporciona. Clique e confira.

Fonte: Painel Florestal

Carvão Vegetal

Celulose e Papel

Economia e Planejamento

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.