O plantio de eucalipto tende a aumentar nos próximos anos

A Associação Sul-Mato-Grossense de produtores e consumidores de florestas plantadas (Reflore-MS) estima que o setor florestal deve esperar crescimento médio de 10% em áreas de plantações de eucalipto nos próximos 12 meses. Com essa estimativa, o estado do Mato Grosso do Sul vai chegar à marca de um milhão de hectares com florestas plantadas.

De acordo com Benedito Lázaro, diretor-executivo da Reflore, os dados do setor em 2016 ainda estão sendo finalizados, mas espera-se que o estado feche a média de 50 mil de hectares a mais que o ano de 2015. "Para este ano, a nossa expectativa é chegar a um milhão de hectares, mas isso depende de uma série de fatores", diz Benedito.

Esses avanços também tiveram um impacto com a crise econômica. Até então, o setor registrava a média de 100 mil hectares/ano. O diretor ainda diz que foi uma benção, mesmo no período de crise, ter esses investimentos.

Atualmente, cerca de 60% de todo eucalipto plantado no estado é destinado para o abastecimento de duas fábricas de celulose instaladas no município de Três Lagoas, a Fibria e a Eldorado Brasil. As duas fábricas produzem aproximadamente 3 milhões de toneladas de celulose por ano. Essa produção exige, segundo Benedito, 10,8 milhões de metros cúbicos de madeira ou o equivalente a 315 mil hectares de florestas plantadas.

O investimento em madeira de eucalipto tem proporcionado grandes investimentos no mercado florestal. Confira.

Fonte: Painel Florestal

Celulose e Papel

Economia e Planejamento

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.