Bioma do Pantanal está em alto risco

No dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Essa data tem grande importância no Brasil, uma vez que no país o Pantanal é considerado a maior área úmida do planeta.

O Pantanal engloba territórios de dois estados brasileiros somados com mais dois países sul-americanos, totalizando uma extensão de 170.500,92 mil km², e abriga uma rica biodiversidade com quase 5.000 espécies de animais e plantas já registradas.

O problema é que com o desmatamento, as queimadas, a falta de saneamento básico, as más práticas agropecuárias e o uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o Pantanal está sob constante ameaça. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, até 2009 o Pantanal perdeu mais de 23 km² de vegetação nativa, número que equivale a 15,31% da sua área total.

Devido esses números, a ONG WWF-Brasil que atua no Pantanal e apoia projetos de conservação há 16 anos, recentemente realizou uma pesquisa que mostra que a região das cabeceiras, onde nascem as águas que alimentam o ciclo hidrológico do bioma, está em alto risco. O risco é tão grande que pode até culminar na seca completa da nascente. Outro estudo feito pela ONG em parceria com o Instituto Trata Brasil identificou que não há saneamento básico decente na região. Menos de 10% do esgoto recebe tratamento antes do descarte. Isso significa que, quanto despejados, os outros 90% contaminam a água, o solo, podendo chegar até no lençol freático.

A WWF-Brasil acredita que a aprovação e implementação neste ano do projeto de lei PL 750/2011, mais conhecida como Lei do Pantanal, não é só fundamental, mas é urgente. A lei dispõe sobre ações de conservação e restauração ambiental e prevê o financiamento de ações de pesquisas e a promoção do desenvolvimento sustentável da região, juntamente com a preservação dos seus recursos naturais e a valorização da cultura e saberes tradicionais das comunidades pantaneiras.

Confira algumas técnicas que podem auxiliar na conservação do bioma florestal e até mesmo do pantanal. Clique aqui.

Fonte: Painel Florestal

Doenças e Pragas

Floresta Nativa

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.