Aumento na produção de produtos florestais impulsiona crescimento do Brasil no setor

A estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é que triplique o consumo de produtos provenientes da madeira até 2050, exigindo 250 milhões de hectares adicionais de florestas plantadas. Nesse cenário, como podemos responder a crescente demanda por madeira sem proporcionar impactos ambientais e reduzir o aquecimento global?

Esse contexto consolida uma nova ordem econômica baseada no baixo carbono, sendo as florestas plantadas, matéria-prima para produtos sustentáveis e seus ciclos renováveis, alternativas sustentáveis que substituem os produtos fósseis. O Brasil é líder mundial na produtividade florestal e para evidenciar esse potencial a Ibá, Indústria brasileira de árvores, desenvolveu o infográfico Árvores Plantadas e seus Múltiplos Usos que mostra os inúmeros produtos de base florestal –desde a árvore que o origina até a sua fabricação – existentes no dia a dia do consumidor.

De acordo com Elizabeth de Carvalhaes, atual presidente da ICFPA e presidente executiva da Ibá “Por meio da produção 100% sustentável da indústria de árvores plantadas, o nosso país é um dos únicos com área disponível e tecnologia florestal suficiente para atender o crescente consumo mundial de madeira. Sendo assim, caso haja estímulo ao setor, com a criação de mecanismos e políticas de incentivo ao consumo de produtos com características renováveis, recicláveis e de baixo carbono, o Brasil terá um segmento fundamental na geração de riqueza, renda e emprego”.              

O Brasil mostra-se crescente em meio ao setor florestal, sendo assim é essencial que a população tenha consciência dos produtos provenientes da indústria de árvores plantadas e entenda que sua matéria-prima possui ciclo de plantio e colheita renováveis.

O infográfico apresenta também setores como aeronáutica, automobilística, alimentícia, cosmética, farmacêutica, química, têxtil, entre outras, possuem potencial para serem inseridos a produção florestal futuramente, dando acesso a um mercado mais amplo e crescendo a competitividade brasileira no contexto atual.

“Investir em pesquisa, tecnologia e inovação para desenvolver produtos mais diversificados e sustentáveis, permitindo atender a demanda crescente e preservar o meio ambiente é o papel do nosso setor. E nesse futuro promissor, o Brasil tem grande oportunidade para ser o destaque desta economia que passará a mover o mundo”, conclui Elizabeth.

Tem interesse pelo mundo florestal? Então confira formas de capacitação na área. Clique aqui.

Celulose e Papel

Madeiras Nobres

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.