O mercado de eucalipto e pinus no Brasil

A plantação de eucalipto e pinus no Brasil tem seu início registrado há mais de um século, através do pioneiro Navarro de Andrade, engenheiro agrônomo nascido em São Paulo. Naquele tempo, as madeiras destas árvores eram destinadas, principalmente, à indústria das estradas de ferro.

Desde então, vem sendo realizados incentivos em pesquisas para promover o melhoramento genético destas espécies, bem como os sistemas na qual elas estão plantadas.

Atualmente, o mercado de pinus e eucalipto no Brasil movimenta cerca de R$ 7 bilhões por ano, sendo São Paulo, Paraná e Santa Catarina os três estados brasileiros com maior demanda pela madeira produzida.

Somente no ano de 2015, mais de 120 milhões de metros cúbicos de madeira foram consumidos no país, para diferentes segmentos industriais de todos os portes, sobretudo voltados para o processamento mecânico.

Neste contexto, o mercado vem demandando profissionais cada vez mais qualificados e inseridos nas políticas de sustentabilidade, adotado pela maioria das empresas. 

Confira as oportunidades da madeira para o setor industrial. Clique aqui.

Fonte: Painel Florestal

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.