Empresas investem na conversão da biomassa em energia

A utilização da biomassa como fonte de energia tem sido cada vez mais reforçada no mundo como forma alternativa e sustentável para reverter o atual quadro de aquecimento global.

Seguindo esta tendência, o Brasil, como o principal país produtor de Biomassa, segue, apesar do atual período de recessão, investindo em pesquisas nesta direção. Pesquisadores da Embrapa do Distrito Federal, por exemplo, estão trabalhando em novas descobertas. Trata-se do desenvolvimento de tecnologia nacional para converter a biomassa em energia, já que atualmente este segmento é dominado por multinacionais.

Tudo isso está sendo feito através de coquetéis de enzimas, em tanques de fermentação apropriados, de modo a promover uma reação química que gere outro produto. Em outras palavras, isso quer dizer que os cientistas estão empenhados em obter novas substâncias no lugar do petróleo.

Um exemplo de trabalho semelhante tem sido feito por empresas de biotecnologia americanas instaladas no Brasil, como a Amyris, situada em São Paulo. Os profissionais têm conseguido desenvolver uma tecnologia de conversão da molécula da cana-de-açúcar em óleo lubrificante para motores e indústrias.

Fonte: Painel Florestal

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2022 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.