Emissora publica mito sobre o pinus e o eucalipto

O segmento de florestas plantadas, assim como qualquer outro, está sujeito a ser acusado de algumas inverdades, as quais podemos chamar também de “mitos”, e que muitas vezes acabam sendo divulgados em parte dos canais de informações e sem a devida apuração.

Uma destas questões saiu, lamentavelmente, em uma das conceituadas emissoras, que exibiu uma matéria sobre a preservação do Parque Nacional do Iguaçu. A reportagem destacou, dentre os motivos de ameaças ao parque, o plantio de eucalipto e o pinus próximos a região.

Abordou ainda que estas espécies poderiam ajudar a deteriorar o solo, de maneira que ele poderia ser utilizado, a partir de então, somente para a plantação destas espécies, e não mais de outra.

A reportagem foi contestada pela Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF). De acordo com a instituição, trata-se da distorção dos fatos, já que estas espécies se adaptam em qualquer tipo de solo, sendo muitos inclusive pobres em nutrientes e sem a capacidade de gerar até mesmo capim.

Tem interesse nas plantações de eucalipto? Confira algumas oportunidades que essa madeira disponibiliza para o mercado. Clique aqui.

Fonte: Painel Florestal

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.