Madeiras nobres: um investimento altamente rentável

As chamadas madeiras nobres são aquelas que, como o próprio nome sugere, possuem características diferenciadas, principalmente nos aspectos da durabilidade, resistência contra as variações climáticas e a ação de insetos decompositores, como os cupins.

São várias as espécies de árvores capazes de gerar madeiras deste tipo, as chamadas “madeiras de lei”, tais como o Pau-Brasil, Jacarandá, Mognos, dentre outras, encontradas principalmente nas florestas nativas e que, por conta das leis ambientais, são proibidas de serem extraídas e comercializadas.  

Esta criminalidade ambiental fez com que boa parte destas madeiras fossem praticamente extintas de nossas florestas. Sendo assim, a opção mais correta, como forma de diminuir a pressão sobre estas florestas e ao mesmo tempo atender a grande demanda, é priorizar as florestas renováveis (ou plantadas).

Esta é a opção mais viável e ecologicamente correta para suprir um mercado avido por estes produtos de qualidade e, ao mesmo tempo, garantir a preservação ambiental para as gerações futuras.

Antes de investir no plantio de árvores nobres, atividade considerada altamente rentável, é preciso levar em consideração as formas peculiares de manejo destas espécies. E um dos itens principais para se atingir esta meta é contar com mão de obra especializada.

Mercado florestal! Fique por dentro das oportunidades. Clique aqui.

Fonte: Painel Florestal

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.