Mais da metade das espécies nativas das florestas tropicais poderão ser extintas

Alguns dados a respeito do meio ambiente não são nada animadores. De acordo com relatórios publicados nos últimos anos, se o planeta manter o atual cenário de avanço do desmatamento de florestas tropicais, dentro dos próximos 20 anos cerca de 40% das espécies nativas serão extintas.

Tal prognóstico, amplamente debatido por órgãos públicos e privados de todo o mundo, aumentou a preocupação com a necessidade de preservação da biodiversidade, unidades de conservação e outras medidas de controle.

Um exemplo foi durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, realizada em 2010, quando foram estabelecidas metas entre os países participantes para frear o quadro de degradação.

Estes objetivos, intitulados Plano Estratégico de Biodiversidade 2011–2020, correm o risco de não serem cumpridos apenas com ações envolvendo os órgãos públicos, como já reconheceram os participantes, dentre eles ambientalistas, economistas, chefes de Estado, dentre outros.

A solução, portanto, deve passar por projetos de desenvolvimento econômico e que contemplem ações de preservação do meio ambiente, de forma que isso agregue valor aos negócios. 

O Brasil, neste contexto, possui papel de grande relevância, na medida em que é o país com a maior biodiversidade do planeta, concentrando mais de 20% das riquezas mundiais da fauna e da flora.

Sendo assim, o setor de florestas plantadas representa uma importante solução, na medida em que ajuda a proteger as florestas nativas, criar unidades de conservação e promover a biodiversidade, além de restaurar áreas degradadas e a frear os impactos climáticos.

O profissional do setor de florestas plantadas deve estar, portanto, atualizado e alinhado a esta tendência, em que deve prevalecer os mecanismos de sustentabilidade, item primordial para a reversão dos prognósticos citados no início deste artigo.

Fonte: Painel Florestal

Floresta Nativa

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.