Empresa do setor florestal economiza água e ainda aumenta a produção

A busca incessante por processos produtivos que levem em consideração as diretrizes de sustentabilidade deve ser prioridade nas empresas ligadas ao setor de florestas plantadas. Dentre deste aspecto, a gestão dos recursos hídricos é fundamental, sobretudo nestes tempos de estiagens prolongadas e racionamento.

Um exemplo nesta questão vem sendo dado pela empresa brasileira Fibria, que tem grande relevância no cenário internacional de produtos florestais, e que desenvolveu um interessante projeto voltado para as melhorias aplicadas a suas operações.

Em suma, a empresa conseguiu economizar cerca de 5% no volume de águas aplicadas no viveiro de mudas situado na cidade de Capão Bonito, no interior de São Paulo. Embora a porcentagem pareça pouca, em uma primeira impressão, serão poupados, ao final de um ano, mais de 6 mil litros cúbicos de água, e uma produção que ultrapassa as 14 mil mudas de eucalipto.

A meta foi atingida graças ao conhecimento aplicado pela equipe técnica da empresa. Trata-se de duas situações simples, mas que vem proporcionando grandes resultados. A primeira delas foi a mudança do tamanho da gota d´água aplicada nos viveiros, que chega com maior facilidade até a base, enquanto a menor pode ser dispersada pelo vento e ainda acumular as partes superiores das plantas, como as folhas.

O resultado foi também atingido graças ao investimento em reservatórios para a captação de água de chuva, do tamanho aproximado de metade de uma piscina olímpica. Sendo assim foi possível promover a irrigação dos viveiros, durante cerca de um mês e meio, apenas com a água captada na chuva.

Estes são apenas alguns exemplos sustentáveis que podem ser aplicados nos projetos de florestas plantadas, de modo que a produção, além de ser otimizada, seja também voltada para a conservação do meio ambiente.

Fonte: Painel Florestal

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Viveiros

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.