Pragas em Eucaliptos

Não são apenas as doenças do eucalipto um dos principais problemas para produtores do setor. As pragas devido à semelhança do eucalipto com diversos vegetais brasileiros, que favoreceu a adaptação de muitos insetos aos plantios florestais  tem tirado o sono de muitos produtores.

As formigas cortadeiras são algumas delas, sendo no Brasil conhecidas como saúvas. Elas causam o desfolhamento e podem, com isso, reduzir a produção de madeira no ano seguinte em um terço.

Já os cupins ou térmitas são insetos que vivem em colônias. Atacam a madeira viva ou morta, causando prejuízos às florestas e a madeira, além dos besouros desfolhadores. Eles atacam folhas novas, roem ponteiros e galhos de eucaliptos jovens.

Para tentar controlar esta praga, diversas medidas podem ser tomadas, como o manejo adequado da floresta, escolha de espécies adaptadas e uso de produtos químicos na forma de iscas.

Milhões de dólares são gastos anualmente no controle destas pragas florestais, principalmente no combate às formigas cortadeiras. Elas vêm causando enormes estragos, principalmente nos primeiros dois anos de vida da floresta, limitando a produção e o empreendimento florestal.

 

Saiba mais sobre as técnicas de defensivos aplicadas para combate a essas pragas. Clique aqui.

Fonte: Aliança Florestal

Artigos

Doenças e Pragas

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.