Principais Doenças no Cultivo do Café

 A Ferrugem é uma das principais doenças encontradas nos cafeeiros brasileiros e do mundo. Ela aparece geralmente, quando o tempo está quente e chuvoso, clima ideal para esta praga.  O agente responsável pela doença é o fungo Hemileia vastatrix, que deposita suas sementes nas folhas inferiores de cada pé.

O registro das primeiras ferrugens no Brasil data de 1970, e desde então muito se tem pesquisado para tentar erradicá-la. Além de provocar lesões e morte dos tecidos da planta, diminui a área foliar, fator determinante para o equilíbrio e desenvolvimento da planta.

Esta doença, que é uma das grandes preocupações dos produtores, se não for controlada, pode se espalhar em boa parte da plantação, tendo em vista que os esporos (sementes) são facilmente transportados pelo vento, animais, insetos e principalmente pelas gotas de chuva. Assim, de acordo com vários estudos, a Ferrugem pode atingir de 35% a 40% da plantação.

Existem, porém, vários procedimentos que podem evitar esta proliferação. Plantio mais espaçado é um deles, pois assim evita-se o clima sombrio e úmido, propício a esta praga. A adubação eficiente também é uma ótima recomendação, por deixar a planta mais forte contra as doenças. Outra dica é a colheita bem feita, que evita que o cafeeiro desvie os nutrientes para outras plantas. Especialistas aconselham ainda que sejam escolhidos cultivos de café menos suscetíveis a doença.

Há, enfim, vários outros tipos de doenças que atacam as lavouras cafeeiras, como a cercosporiose, rizoctoniose, antracnose, mancha manteigosa ou blister spot.  

 

 

Dicas de como evitar essa proliferação e nutrientes que ajudam ao combate. Clique aqui.

Fonte: Embrapa

Artigos

Doenças e Pragas

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Viveiros

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.