Arborização de Pastagem

A arborização de pastagens constitui uma alternativa que pondera a elaboração e o planejamento integrado do uso da terra. Simboliza outra fonte de renda por meio da exploração da madeira e de outros produtos da floresta. Pode ser entendida como a introdução de arvores as atividades de produção animal.

As vantagens da arborização são inúmeras, dentre as quais: diversificação da produção com produtos florestais e pecuários, reposição da cobertura florestal, produção de sombra e conseqüentemente redução do frio ou calor intenso, entre outros. Porém apresenta como desvantagens: custos altos de sua implantação, competição por luz, água e nutrientes, competição do gado debaixo das arvores, ocasionando a compactação o solo.

A arborização utiliza um conjunto de praticas, porém ocorre com pouca freqüência devido à falta de informação sobre a utilidade da mesma. A arborização proporciona ambiente favorável ao rendimento dos animais. Deve ser feita de forma controlada por um profissional qualificado para que não se comprometa as pastagens ali existentes.

 

A arborização também  utilizada no meio urbano ganha destaque favorecendo as áreas verdes e espaços de lazer. Saiba mais.

Fonte:Embrapa

Artigos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.