Alterações ambientais causadas pelo desmatamento

O desmatamento é a segunda maior fonte responsável por emissões de gases de efeito estufa (GEE) e que vem degradando o meio ambiente ao provocar o aquecimento global. Ao todo, são responsáveis por 18% a 25% das emissões no planeta, ficando atrás apenas das emissões causadas pelo uso de energia, como combustíveis fósseis.

A tendência de mudança no padrão de consumo de energia, porém, não parece que irá diminuir. Além disso, os custos de mudanças na matriz energética, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, indicam  improváveis reduções de emissões por queima de combustíveis fósseis num ritmo necessário para que a temperatura fique abaixo de 2ºC.

A partir desta constatação, o combate ao desmatamento tem sido a forma mais fácil e barata de minimizar os efeitos das Mudanças Climáticas, e ações nesta linha vem ganhando relevância dos debates e centros de decisões ambientais no mundo.  

No relatório Mitigação da Mudança Climática, divulgado em maio de 2007, são listadas as principais soluções para o problema, como reduzir as emissões globais, em especial o gás carbônico (CO2), e menciona, pela primeira vez, a conservação da cobertura vegetal original e o combate ao desmatamento entre as ações para reduzir o agravamento do efeito estufa global.

A proteção das florestas pode proporcionar ainda a criação de empregos, aumento de renda, diminuição da pobreza, conservação de biodiversidade e mananciais, além de contribuir com a produção de energia renovável.

 

Saiba mais sobre as formas de manejo de recuperação das áreas degradadas e fertilidade do solo. Clique aqui.

Fonte: Ecodebate

Artigos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.