Bactérias podem beneficiar cultivo de eucalipto

Uma das principais espécies arbóreas cultivadas no Brasil, com mais de 500 espécies diferentes, o Eucalipto ocupa atualmente mais de cinco milhões de hectares de plantação, sendo cerca de 80% voltada para suprir a demanda por celulose (papel). A informação é da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF).

Sendo assim, o setor de silvicultura exerce uma posição de relevância nos aspectos econômicos e sociais do país, contribuindo para a geração de renda e emprego.

E para aprimorar o cultivo e permitir que madeira e celulose possam ter uma qualidade superior, pesquisadores vêm trabalhando no aprimorando genético destas árvores

Outra linha de atuação que vem ganhando espaço, neste sentido, é a utilização de micro-organismos bons, ou seja, bactérias que atuam em beneficio do crescimento dos eucaliptos.

Dentre estas bactérias estão a rizobactérias, que podem colaborar no desenvolvimento e produção de forma mais rápida e com menores custos, sendo uma alternativa para aumento da produtividade.

As rizobactérias suprem as árvores com antibióticos, hormônios de crescimento, nitrogênio, fósforo, ferro, além de proteger contra possíveis doenças, proporcionando ainda para que espécies com baixa adaptabilidade e pouco enraizamento, possam crescer de forma saudável.

Veja como é aplicado o uso da madeira do eucalipto. Clique aqui.

Fonte: Bracelpa

Artigos

Genética e Melhoramento

Madeiras Nobres

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Uso da Madeira

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.