Sistemas Agroflorestais

A combinação e o manejo de árvores frutíferas ou madeireiras, solo, cultivos agrícolas e criação de animais, realizados de maneira alinhada, harmônica e sustentável, proporcionando ainda benefícios econômicos e ecológicos. Assim é um sistema agroflorestal satisfatório.

Tais sistemas, de cunho conservacionista, apresentam ainda, como vantagem, a possibilidade se evitar a degradação ambiental e a perda e produção, além de proporcionar desenvolvimento econômico das comunidades rurais.

São classificados da seguinte maneira: Silviagrícolas, quando integram árvores à agricultura; Silvipastoris, com árvores, pastagens e animais; e Agrossilvipastoris, quando ocorre o cultivo de árvores com culturas agrícolas, pastagens e animais.

É Importante ainda ressaltar que os sistemas agroflorestais não são a única solução possível para a proteção da biodiversidade. Apesar de colaborarem para a diminuição dos impactos, e proporcionar ganhos, precisam ser pensados em escala maior, integrados com outros sistemas e reservas, sejam públicos ou privados. 

Para serem efetivos em seu propósito, os projetos de sistemas agroflorestais precisam contar com conteúdos direcionados, pensados por um profissional com conhecimentos amplos e interdisciplinares, como botânica, solos, fauna, microflora de distintas regiões. Obviamente, atrelado a um conhecimento básico de agronomia e silvicultura. 

 

O manejo de dessas áreas é importante para conservar a plantação e manter o equilíbrio do meio ambiente. Saiba mais.

Fonte: CIFlorestas

Artigos

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.