Melhoramento genético de pínus é discutido pelo setor florestal

Com o objetivo de reduzir custos e produzir mais, com material de melhor qualidade, representantes e pesquisadores da Embrapa e empresários se uniram para melhorar geneticamente o pínus, espécie de árvore muito comum na Região Sul voltada para a indústria da madeira e celulose (papel) e que ganhou força em seu cultivo dos anos 70 até 2000.

E a meta tem um nome, o Programa Cooperativo de Melhoramento de Pínus (PCMP), em que os envolvidos estarão compelidos a reunir os programas sobre o tema, desenvolvidos pelas empresas e que se encontram em diferentes estágios, de forma a agregá-los com as pesquisas da Embrapa. A ideia, portanto, é promover uma cooperação em prol de um objetivo em comum, que é um programa genético coeso, beneficiando todos os envolvidos.

Um dos caminhos a serem percorridos pelo grupo, para obter os resultados, é buscar sementes de alto desempenho em outros países, para promover o aumento e melhoramento contínuo da base genética atual, além de buscar técnicas avançadas e que possam promover ganhos genéticos.

Mais de 13 empresas participam do programa em todas as suas etapas, como seleções dos materiais, cruzamentos, formação de equipes técnicas, dentre outras, juntamente com a Embrapa, sendo que o projeto contará com o apoio de um fundo cooperativo.

O objetivo é que dentro de dez anos possa ser viabilizado para todos um material genético (semente) que atenda as requisitos de qualidade total.

O melhoramento genético parte do manejo correto das mudas em viveiros e ganha qualidade na produção. Saiba mais.

Fonte: Portal do agronegócio

Artigos

Celulose e Papel

Genética e Melhoramento

Meio Ambiente e Regulamentos

Notícias

Produção, Manejo e Colheita

Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Sites relacionados
Revista Agropecuária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Escola do Cavalo
© 2024 Tecnologia e Floresta. Todos os Direitos Reservados.