Os países de primeiro mundo têm buscado diferentes formas para incentivar a utilização da madeira no setor da construção civil. As províncias do Canadá, por exemplo, possuem maneiras diferentes de fazer isso. Em Ontário, uma iniciativa exige o uso da madeira como material preferencial nos edifícios que tem financiamento da província. Já na Columbia Britânica, várias comunidades aprovaram resoluções que têm a intenção de utilizar a madeira na construção de prédios públicos.
Devido essas políticas para o uso da madeira, o Portal Madeira e Construção, que é especializado no assunto, lançou no Brasil em primeira mão o estudo “Edifícios altos e modernos em madeira: oportunidades para a inovação”, desenvolvido pela Dovetail Partners, consultoria norte-americana.
A publicação contou com um histórico das construções de edifícios que utilizaram a madeira, projetos em execução e os que já foram concluídos nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países da Europa, e da mudança do cenário mundial com a entrada da madeira laminada colada cruzada para elevar a altura dos prédios.
Além disso, o estudo traz as iniciativas de uso da madeira na construção civil em diferentes partes do mundo. Para fazer com que a madeira se torne ainda mais presente na construção civil, esses programas e incentivos oficiais envolvem o governo, engenheiros, indústrias, e, principalmente, pesquisadores que estudam sobre o clima, as implicações nas áreas florestais, inovações na área do design e desenvolvimento econômico.
Produtores que investem no cultivo do eucalipto vem tendo lucros rentáveis relacionados as oportunidades e valores que a madeira tem no mercado. Clique e confira.
Fonte: Painel Florestal
Conecte-se ao mundo Florestal gratuitamente!